O produto manipulado atende o paciente de forma individualizada, as dosagens utilizadas são específicas e adequadas ao tratamento realizado. As quantidades são elaboradas exatamente conforme o tempo de duração do tratamento, garantindo o uso racional do medicamento. Outra vantagem importante é a possibilidade de associação dos fármacos. Além de facilitar a vida do paciente, ajuda em sua adesão ao tratamento.
Utilizando o medicamento manipulado o paciente ECONOMIZA e tem a garantia de um PRODUTO COM QUALIDADE.
Ao receber o seu medicamento, confira as informações contidas no rótulo:
1- O medicamento está com o seu nome ?
2- A embalagem está lacrada ?
3- Os impressos no rótulo correspondem a fórmula prescrita pelo médico?
4- Leia e respeite a posologia indicada pelo prescritor
Meia-dose
Por necessidades técnicas muitas vezes existe a necessidade de fracionar o medicamento em duas ou mais cápsulas, uma vez que o volume total prescrito pelo médico não pode ser acondicionado em apenas uma cápsula. Neste caso uma dose equivale a duas ou mais cápsulas dependendo da necessidade de fracionamento. Carro a dobra seja necessária, constará no rótulo do medicamento etiqueta informativa.
Tamanho e cor e odor das cápsulas gelatinosas:
O tamanho das cápsulas de um mesmo medicamento pode variar de uma encomenda para outra em função da variação de diferentes lotes e especificações de matérias-primas, o que pode modificar seu volume, cor, consistência e densidade aparente, o que não interfere na qualidade e eficiência do medicamento. Temos um padrão de cor de cápsulas para cada classe terapêutica de medicamentos. Eventualmente, utilizamos cores diferentes quando para um mesmo paciente são prescritas duas ou mais fórmulas. A cor da cápsula não interfere na qualidade nem na eficácia do medicamento. Algumas matérias primas por suas próprias características possuem forte odor e mesmo após encapsuladas ainda pode se sentir seu aroma.
Formulas dermatológicas:
Fórmulas que utilizam princípios ativos de origem vegetal, como as tinturas, podem ter a sua coloração e consistência variáveis de acordo com a época de colheita da erva. O peso ou volume dos produtos manipulados corresponde ao que está discriminado no rótulo, independente da capacidade máxima das embalagens. Em formulas acondicionadas em potes, deve-se evitar ao utilizar o produto usar o dedo, preferindo o uso da espátula. Alguns princípios ativos oxidam facilmente quando na presença de bactérias.
Alguns cuidados no armazenamento e uso dos remédios manipulados:
Procure um local seco, longe da umidade e calor.
Algumas fórmulas são termo-sensíveis e devem ser acondicionadas em baixas temperaturas, por isto devem ser guardadas na geladeira.
Nunca deixe seus cremes no banheiro. Devido a alta umidade do ar neste local, o risco de oxidação e ou contaminação do produto cresce consideravelmente.
Deixe os medicamentos fora do alcance das crianças.
Lave e seque bem as mãos antes de usá-lo.
Feche bem a embalagem após usá-lo.
Não retire o sache com sílica anti-umidade de dentro da embalagem.
Medicamentos controlados:
Em virtude do ministério da saúde exigir a apresentação da guia azul ou a receita original para medicamentos controlados, pode ser necessária a retenção da sua receita. Não se esqueça, a sua receita tem validade de somente 30 dias, após este período não será possível a manipulação do medicamento.
Medicamentos anorexígenos só poderão ser manipulados através da apresentação da guia azul específica B2 e na quantidade para no máximo 30 dias de uso.
Cuidados especiais:
Não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas.
IMPORTANTE:
1- O medicamento manipulado foi feito exclusivamente para você, não permita que outras pessoas o utilizem.
2- Respeite o prazo de validade estipulado.
3- Siga corretamente o modo de usar.
4- Ao aparecer sintomas indesejados ou efeitos adversos, comunique seu médico imediatamente.
5- Em caso de gravidez ou lactação, seu médico deverá ser informado previamente.
QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES
Nossos fornecedores são qualificados de acordo com as normas vigentes e de inspeções realizadas através do programa SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral), promovido pela Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais). Possuímos documentação atualizada anualmente referente as autorizações sanitárias pertinentes. Isto quer dizer que toda a matéria prima utilizada é adquirida por fornecedores idôneos.
INSPEÇÃO DAS MATÉRIAS PRIMAS, INSUMOS E MATERIAIS DE EMBALAGEM
Antes de liberar qualquer produto para uso, são feitas inspeções detalhadas do mesmo. O produto é indentificado e então encaminhado para uma área de QUARENTENA. A liberação para uso em nossos laboratórios fica condicionada a aprovação das análises realizadas no laboratório de controle de qualidade.
CONTROLE DE QUALIDADE
O Controle de Qualidade realiza análises Físico-Químicas e Organolépticas a partir de amostras coletadas de cada lote adquirido em nossos fornecedores de insumos. A equipe técnica é qualificada, e os equipamentos utilizados de última geração. Assim, com a qualificação de nossos fornecedores e as análises realizadas por nosso laboratório, conseguimos garantir a qualidade dos insumos que utilizamos na manipulação de nossas fórmulas.
ARMAZENAMENTO
Nosso Almoxarifado possui ambiente climatizado, com controle de umidade do ar e temperatura, garantindo a manutenção das características originais dos insumos. Produtos com características próprias como os TERMOSSENCÍVEIS e os HIGROSCÓPICOS, também são armazenados conforme as suas especificações.
AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO
O receituário é conferido pelo profissional Farmacêutico, que avalia as dosagens, a posologia, forma farmacêutica, o modo de uso e os cálculos.
MANIPULAÇÃO
O receituário é encaminhado para um de nossos laboratórios de acordo com a forma farmacêutica e o tipo de substância (s) a utilizar.
Nossos Laboratórios:
SEMI-SÓLIDOS LÍQUIDOS: Onde são preparados os xaropes, soluções, suspensões, géis, pomadas, cremes, sabonetes, espumas, loções, biscoitos medicamentósos, shampoos, condicionadores, pastas, talcos e mouses de limpeza.
SÓLIDOS USO GERAL: Onde são preparadas as cápsulas e sachets para uso interno.
SOLIDOS HORMÔNIOS: Onde são preparadas estas classes terapêuticas.
ANTIBIÓTICOS: Onde são preparadas estas classes terapêuticas.
CONTROLE DE QUALIDADE: Onde são feitos os controles de todos os processos de manipulação de fórmulas, com equipamento adequado e pessoal capacitado.
CONFERÊNCIA E ROTULAÇÃO
Na penúltima etapa do processo é feita a conferência individual de cada fórmula, confrontando-se os dados da receita, dos rótulos e da ordem de manipulação. Só então o medicamento é rotulado, completando o processo de garantia de qualidade.
DISPENSAÇÃO
Etapa importante, onde o paciente é orientado quanto a forma de uso, posologia e cuidados com o armazenamento. Essa é a melhor etapa para o paciente sanar suas dúvidas com o farmacêutico.
A Farmais Tremembé, possui profundo compromisso com a qualidade dos insumos e processos utilizados na manipulação de suas fórmulas. Possuímos contrato com a PROQUIMO, empresa especializada em análises do controle de qualidade de insumos e produtos farmacêuticos através de ensaios físico-químicos de natureza qualitativa e quantitativa e ensaios microbiológicos.
• Através de um cronograma anual enviamos amostras mensais onde são realizadas as seguintes análises:
• Matéria-Prima;
• Produto Acabado;
• Base Galênica;
• Diluído;
• Água Potável e Purificada (mensal);
• Fitoterápico;
• Identificação;
• Teor;
• Pureza;
• Uniformidade de Conteúdo;
• Ensaio Microbiológico;
Possuímos coleta seletiva do lixo
Através da Coleta Seletiva, podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente. É possível reciclar papéis, vidro, diversos plásticos e metais.
Categorias de materiais recicláveis :
Vantages:
• A diminuição do consumo de matérias primas virgens (muitas delas não são renováveis e podem apresentar ainda exploração dispendiosa).
• Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
• Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
• Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
• Gera empregos para a população não qualificada e receita para os pequeno e micro empresários.
• Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Possuímos PGRSS ( Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde) :
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza médico-assistencial humana ou animal. Farmácias de manipulação utilizam diversas substâncias químicas como insumos na manipulação de suas fórmulas. Estes insumos devem ser coletados de forma segregada e tratados quando necessário. Os RSS oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente sempre que o manejo é inadequado. Seu destino nunca deve provocar risco ambiental. Da mesma forma, Drogarias e Farmácias que aplicam injetáveis, também devem gerenciar seus resíduos de forma a proteger seus colaboradores e a população da contaminação por agulhas , seringas, materiais e medicamentos utilizados na aplicação. A Farmais Unidade Tremembé, possui contrato com renomada empresa do setor que efetua a coleta, o transporte e o gerenciamento dos resíduos produzidos por nossos laboratórios.
A AMBICAMP ( www.ambicamp.com.br) inclui em seu programa, treinamento anual para nossa equipe de colaboradores, o que não apenas reduziu a quantidade de resíduos, mas também criou uma cultura organizacional de segurança e do não desperdício. Para completar, também temos contrato com a Limpurb (Prefeitura de São Paulo) que coleta os resíduos provenientes da aplicação de injetáveis.
Os RSS oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente sempre que o manejo for inadequado.
RDC 306/2004 (antiga RDC 33/2003) – ANVISA/MS.
Resolução que dispõe sobre o regulamento técnico sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Resolução nº 358/2005 – CONAMA/MMA.
Resolução que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.